quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Mexe e remexe

É do ser humano essa mania de mexer e remexer até achar, por curiosidade ou apenas para provar que está certo quando fala ou desconfia. Muitas vezes, é melhor deixar as coisas como estão. Afinal, quem procura, acha! E, o ‘achado’ pode não ser assim tão agradável, ou pior, pode deixar ainda mais ‘a pulga atrás da orelha’.

Essa coisa de rede social deixou a coisa ainda pior. É certo que, muitas vezes, as informações são bem válidas. Digamos que existam vantagens e desvantagens. Com a vida exposta na rede, muitas notícias são diretas, mas, outras, são subentendidas e mal interpretadas. Qualquer vírgula vira ponto e qualquer ponto vira interrogação. A facilidade de ‘fuçar’ o alheio é tanta, que se consegue chegar a isto ou aquilo com muita propriedade. E, com isso, vêm os questionamentos e as paranóias.

O fato é que felicidade incomoda, e aí começa a busca pela pedra no caminho. Isso destrói e machuca! À vezes é preciso encarar a vida baseada na vela máxima “o que os olhos não veem, o coração não sente”. Pode ser um pensamento passional, mas e daí? As pessoas precisam entender que o importante é mexer e remexer o que se passa no interior de cada um. De que vale saber tanto da ‘vida superficial’ do outro, se não sabe o que se passa em sua própria cabeça e coração?

Digo ‘vida superficial’ porque ninguém é tão aberto a ponto de ser fiel nas redes sociais. Quero dizer, é fácil expor a parte alegre da vida: postar fotos bonitas, escrever declarações de amor e amizade, falar que faz e acontece! Mas, poucos são capazes de se mostrar na hora da dor, do sofrimento, de postar uma foto sem maquiagem, de se mostrar de cara limpa, na tristeza e na doença. Quem quer parecer fraco e triste? Ninguém!

Tente deixar de lado a curiosidade por saber o que se passa com o outro, e olhe para si. Mexa e remexa seus sentimentos, suas vontades, suas expectativas... Tenho certeza que vais descobrir coisas impressionantes...

3 comentários:

  1. Legal teu ponto de vista Virgínia.
    M A S
    Da mesma forma que quem procura acha, quem expõe, quer mostrar! (#prontofalei)
    Quando se fala de internet, redes sociais deve-se sempre levar em conta que são ferramentas. E como tais, devem ter sua utilização feita de forma consciente e cautelosa. Na verdade acho perfeita esta opção de buscar e encontrar pessoas de forma tão fácil. Tanto as caras conhecidas, quanto as que se passa a conhecer.
    Super válido!
    Um exemplo é este show do Avenged Sevenfold que quero ir. Não conheço uma alma penada que está indo para lá. Tenho procurado por meio de hastags "próximas a mim", em comunidades, perfis e outras formas e tenho conseguido. Neste caso não quero bisbilhotar ninguém: quero encontrar pessoas de gostos e situações comuns (que vivem perto de onde vivo e que vão a este show).
    Mais uma vez, como toda ferramenta, é preciso usar de forma correta, sem atingir terceiros.
    Atualmente, filtros não faltam para restringir acesso a conteúdos. Porém, há casos em que é inevitável se expor. Sempre me surpreendo quando, de vez em vez, jogo meu nome naquela famosa ferramenta de busca e acho coisas que eu nem lembrava mais que tinha dito/feito/escrito. É #fato! ehehe

    Então, fico no time dos "que cada um tenha cuidado como publica sua vida", pois ela será aberta ao toque de um "procurar".

    Beijo!!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com seu ponto de vista, "quem procura acha", e também com o do Eli "quem expõe, quer mostrar".
    Uma vez, uma pessoa avessa das novas tecnologias me disse isso, não gosto do orkut (na época só tinha ele) porque todo mundo parece feliz.
    Eu contra-argumentei o seguinte, ninguém vai colocar uma foto sua chorando depois de ter tomado um toco do namorado concorda?
    A pessoa concordou e agora é seguidora das mais novas redes sociais.
    O melhor das redes sociais, é mesmo a aproximação (não física) que proporciona. Hoje, tem pessoas com quem estudei na faculdade, por exemplo, com quem me correspondo pela internet, trocando ideias, textos, projetos, enfim, a vida on line se limita a isso.
    Mas nada como um abraço ou um bom bate papo ao vivo, sentado perto, rindo junto, olhando no olho do outro. Nada substitui isso. E quem sabe dosar os dois, é sábio!

    ResponderExcluir
  3. O 'mexe e remexe' na vida alheia por meio da internet é impossível de não acontecer. Quem nunca vasculhou o albúm daquela ex-namorada do seu atual pretendente ou xeretou os últimos recados daquele gato, q atire a primeira pedra!! Sigo o 'bonde' (lembram meninas, o bonde! rs piada interna!) da Carmem - estou de acordo com a nossa blogueira e com o Eli, logo Ali acima! As redes sociais são ferramentas que facilitam nosso dia a dia, nos utilizam em tempo real sobre as últimas notícias do mundo, nos aproxima (mesmo q virtualmente) daqueles q moram longe ou ñ vemos por um longo tempo. Por isso, acredito que devemos analisar que tipo de conteúdo publicar na internet. Por isso, fecho com as frases "Quem procura, acha. E quem se expõe, quer se mostrar"!

    Beijos

    ResponderExcluir